Se São Paulo se destaca no circuito internacional como polo das economias criativas no Brasil, grande parte dessa visibilidade se deve ao grafite, gênero das artes visuais que combina perfeitamente com a urbanidade paulistana. Boa parte das quase 100 mil ruas e avenidas da cidade foi transformada pelos grafiteiros em verdadeiras galerias de arte a céu aberto, que merecem compor um roteiro turístico para o segmento.
E a admiração pela arte de rua em São Paulo é tanta que o grafite de nossos artistas brilha mundo afora, inclusive na vanguardista Europa, a exemplo dos trabalhos da dupla Os Gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo) e de Francisco Rodrigues, mais conhecido como Nunca. Os três participaram da mostra “Street Art”, que em agosto de 2008 ocupou fachada do Tate Modern, um dos principais museus londrinos. Esses mesmos grafiteiros têm parte de seu trabalho estampado no bairro do Cambuci, parada obrigatória no roteiro do grafite em São Paulo, onde Os Gêmeos cresceram e Nunca viveu.
Dezenas de outros grafiteiros contribuem para projetar São Paulo nesse circuito num movimento que deve se fortalecer cada vez mais, já que a capital oferece cursos profissionalizantes em grafite e intervenções urbanas. Vale a pena percorrer a cidade e conhecer os artistas pelos diferentes estilos de traços e desenhos que colorem o dia a dia da metrópole
Nenhum comentário:
Postar um comentário